quinta-feira, 9 de junho de 2011

Yerushalayim Shel Zahav = O dia de Jerusalém



Hoje é Yom Yerushalayim, o dia para celebrar a Capital Indivisível do Estado de Israel.
 
Acontece que hoje é Yom Yerushalayim (Dia de Jerusalém) e nós brasileiros não temos a menor idéia do que vem a ser isso. A não ser aqueles que algum dia teve o privilégio de estar em Jerusalém neste dia. É simplesmente arrebatador!
O Yom Yerushalayim é festejado em Israel no dia 28 do mês de Iyar e é um dos mais novos feriados na história desta milenar nação. Em 12 de março de 1968, um ano após a reunificação da sua legítima Capital, o Governo proclamou a data como Dia de Jerusalém e em 23 de março de 1998 o Knesset aprovou a Lei do Dia de Jerusalém, transformando a data em Feriado Nacional.
...

Da mesma forma que acontece no Yom Ha’atzmaut, o Dia da Independência, o Rabinato Chefe de Israel estimula que seja feita nesse dia a recitação de Salmos de Louvores (Hallel). A alguma resistência por parte dos Ultra-Ortodoxos na celebração deste dia, mas os Ortodoxos cantam o Hallel e os judeus seculares invadem as ruas de Jerusalém para fazer uma das mais belas festas desta nação ímpar.
Ao contrário do Yom Ha’atzmaut, que é um dia para celebrar a existência e os sucessos do moderno Estado de Israel, o Yom Yerushalayim celebra a reunificação da cidade. Esta é a razão pela qual a citação preferida do dia é o verso 3 do Salmo 122 cuja parte b diz “Ir yahdaiv lah shehubrah”, ou seja, refere-se a Jerusalém como “uma cidade que é compacta” ou “uma cidade que une todos.”

Este Yom Yerushalayim está sendo marcado por protestos contra a proposta do Presidente norte-americano Barack Hussein Obama para que Israel retorne às fronteiras de 1967, antes da reunificação da cidade. Pela disposição dos hierosolimitanos, os planos de Obama estão fadados ao fracasso.

Os melhores votos de Chag Yom Yerushalayim Sameach!

Link: http://noticiasdesiao.wordpress.com/

Postado por : Hadassa Ben HaShem


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário