domingo, 23 de dezembro de 2012

Confiança e Fidelidade X Legalismo

Pois todo aquele que confia na guarda legalista dos mandamentos da torá vive sob maldição, porque está escrito: "Maldito quem não persistir todas as coisas escritas no rolo da Torá". É evidente que ninguem será declarado justo por D´us, mediante o legalismo, porque "a pessoa Justa obterá a vida mediante a confiança e a fidelidade". Além do mais, o legalismo não se baseia na confiança e na fidelidade, mas no uso equivocado do texto que diz: "Quem realizar estas coisas obterá vida por meio delas". (Galatas 3:10-12 Bíblia Completa Judaica)

O legalismo é exatamente o oposto da confiança. O v.11 afirma isso e o v.12 prova. A prova é que o legalismo utiliza uma hermenêutica errada. Isto é, em vez de "deixar a Torá" como um todo "falar por si mesma" (2:19) e desse modo guiar o comportamento, o legalismo seleciona um versículo, retira-o do contexto e o eleva acima do restante da Torá, de modo que ele substitui a Torá de seu lugar de suprema autoridade e se torna "um cânon dentro do cânon". O versículo é de fato, parte da Torá e por essa razão a autoridade divina está por trás dele, mas apenas no caso de que seja compreendido junto com o restante da Torá e em relação a todo esse restante. Ao ser removido dos efeitos modificadores do restante da Torá, torna-se base para uma heresia, a heresia conhecida como legalismo. (As heresias baseadas em versículos das Escrituras retirados de seus contextos são inúmeras e a miséria que causam são imensuráveis).
A heresia do legalismo quando aplicada à Torá, afirma que quem realizar estas coisas, isto é, qualquer pessoa que seguir de forma mecânica as regras do Shabat, da Kasrhut, etc..., obetrá vida por meio delas. será salvo, entrará no Reino de D´us, alcançará a vida eterna. Sem a nescessidade de confiar em D´us, apenas obedecendo às regras! O problema com essa escada simplista para os céusé que o legalismo ignora  de forma conveniente a "regra" de que a confiança precisa ser a base para qualquer regra aceitável a D´us que precise ser seguida. Contudo, a confiança nescessariamente converte o mero ato de seguir regras em algo totalmente diferente, na verdade, em sua oposta e genuína fidelidade a D´us. Portanto, "a obediência de modo legalista aos mandamentos da Torá" (isto é, as obras da Lei") caracteriza-se na realidade do desobediência à Torá!
A falsa doutrina do legalismo que Sha´ul está combatendo, é a doutrina em que ele mesmo já acreditara certa vez e presume-se que ele não estava sozinho quanto a isso. Apesar de ser uma injustiça, na realidade algo anti-semítico, a condenação de todo o judaísmo não-messiânico do século I como sendo legalista, não restam dúvidas de que a heresia legalista era uma forma majoritária de se relacionar com a Torá. Além disso, continua sendo uma heresia vista algumas vezes no judaísmo não-messiânico de nosso tempo. No entanto, já não é mais apenas uma heresia judaica; como também uma heresia cristã, e na verdade pode ser encontarada em todas as religiões bem como nas "não-religiões" também, quer dizer, entre os ateus, os agnósticos, e os indiferentes. A heresia afirma: "Se eu fizer isto, aquilo e mais aquilo outro" (algum tipo de agenda pré-estabelecida), "então D´us me aceitará, aplaudirá minhas obras e terá que me recompensar por elas. Se eu confio nele, se lhe estou sendo fiel ou mesmo se acredito ou não em sua existência não faz a menor diferença". Ou ainda, para expressar a mesma heresia, a mesma falsa esperança, em uma linguagem secular que evite mencionar D´us: "Se eu fizer isto, etc e tal, tudo sairá bem." Psicólogos e sociólogos tem um nome para esse tipo de filosofia de vida: "pensamento positivo".
O legalismo - isto é, a obediência de forma legalista aos mandamentos da Torá - é desobediência à Torá. Pode-se obedecer a todos os mitzvah (exceto, supõe-se, o mitzvah da confiança), entretanto se essas coisas forem feitas sem que se confie de coração no D´us que enviou seu filho Yeshua para fazer expiação pelos pecados (Gl 3:1), então toda essa "obediência" exterior é detestável a D´us (Isaías 1:14) e a pessoa que faz isso, o legalista, "vive sob maldição", porque não "persiste em praticar todas as coisas escritas no rolo da Torá" (Gl 3:10). Ela não está "fazendo" a confiança que deveria motivar tudo que for feito (compare com Hb 11:6).

Portanto, sendo o legalismo o contrário da expressão da confiança e fidelidade a D´us, constitui-se por si só heresia.

3 comentários:

  1. Excelente texto!
    Irei meditar nele...

    ResponderExcluir
  2. Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu, deixo aqui o meu convite. http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    Paz, saúde e felicidades a você e toda sua família é o meu desejo e oração.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    P.S. Visite também:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/
    Temas bíblicos e mensagens abençoadoras.

    ResponderExcluir
  3. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir