quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ROSH HASHANA, o Novo Ano Judaico

Inicia-se amanhã (começando já hoje ao pôr do sol), 29 de Setembro, o NOVO ANO JUDAICO, o 1º dia do mês de Tishrei, do ano 5772.
No seu discurso de saudação ao país, o primeiro-ministro israelita felicitou todos os cidadãos e lembrou-lhes que Israel tem de ser forte, porque "só se negocia com alguém que é forte". Ao mesmo tempo lembrou o quanto o quadro do Médio Oriente se alterou durante este último ano judaico, especialmente no que concerne à "primavera árabe".

O ROSH HASHANA, o Novo Ano Judaico, é celebrado no primeiro e segundo dia do mês hebraico de Tishrei, normalmente a meio de Setembro ou início de Outubro. O calendário judaico é regulado pela lua, portanto um ano tem 360 dias, daí a discrepância entre datas.
No judaísmo, o Rosh Hashana é considerado o dia em que Deus foi entronizado sobre a terra e sobre os homens, o dia em que a humanidade se apresenta a julgamento diante de Deus, e o primeiro dia dos Dias Santos - que são os 10 dias de arrependimento que conduzem ao Yom Kippur.
Segundo a tradição, o mês de Tishrei assinala o início do ano agrícola, quando todas as colheitas chegam ao fim e um novo ciclo de sementeira se inicia.
A Torah (a Lei) ordena que os judeus soprem o shofar (corno de carneiro) no Rosh Hashana, uma prática que a tradição revela que era utilizada para assinalar um novo rei ascendendo ao seu trono.

Nosso Messias Yeshua, O Senhor ! Que Alegria!

Postado por : Hadassa Ben HaShem 
Link: shalom-israel-shalom.blogspot.com/
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário