sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desconstruindo a ilusão de que podemos barganhar com Deus - aprendendo a andar no Seu Amor

**Wayne Jacobsen - confissões de um pastor sobre a experiência de aprender a andar no Amor de Deus**

Dinheiro, tempo e energia podem ser usados em nossas tentativas de agradé-Lo, para que nos aceite ou trabalhe em nosso favor.
E essas coisas, levadas ao extremo, podem nos destruir e destruir as pessoas ao nosso redor, tanto quanto adorar qualquer ídolo.
Ninguém deu exemplo melhor do que significa compromisso, na congregação na qual eu era pastor, do que Janice.
Quando precisávamos de alguém para preparar uma refeição, substituir o professor que faltou à aula das crianças ou passar algum tempo com uma mulher amargurada, ela era sempre a primeira a se oferecer. Janice jamais negava ajuda.
Isso se tornou tão corriqueiro que passamos a excluí-la dos pedidos que fazíamos.

_ Alguém além de Janice está disposto a ajudar no berçário hoje? A pessoa que devería vir ligou dizendo que está doente.

Como recompensa por seus serviços, nós a inundávamos de elogios. Dizíamos que ela era uma benção para comunidade e uma pessoa especial para Deus.
Comentávamos entre nós, sem que ela nos ouvisse, que Janice era um exemplo para todos os membros da congregação. Se tivéssemos 100 Janices,nossa igreja transformaria a cidade, era o que pensávamos.

Claro que todos percebíamos que ela estava extrapolando os limites. Conhecíamos seus problemas familiares e sabíamos que a responsabilidades do lar eram ignoradas quando ela saía para ajudar os outros. Mas não fazíamos nada, porque precisávamos dela e os demais não se dispunham a ajudar.

Um dia tudo isso ruiu como um castelo de areia. O que muitos acharam que se tratava do inimigo tentando distruí-la revelou-se Deus trabalhando para libertá-la.
Pois o trabalho de Janice não expressava completamente sua liberdade como a filha amada de Deus. Embora ela tivesse uma paixão divina por crianças e um coração disposto a servir, em algum ponto do processo isso passou a ser um meio de ela se tornar digna da aceitação dos outros e, sobretudo, de DEUS.

saí daquela congregação e, alguns meses mais tarde, Janice fez o mesmo. Foi ela quem me contou sua história. Um momento de extrema dificuldade em sua família levou-a finalmente a desistir de todos os compromissos religiosos que esperavam dela. Seu casamento acabou e Janice começou a questionar sua vida em Deus.

As pessoas que tinham sido abençoadas por seu trabalho se distanciaram dela nesse momento difícil.

Mas Deus trouxe outras pessoas para sua vida e ajudou-a. Ele fez com que Janice se lembrasse de uma época mais simples, quando ela se sentia segura de que Deus a amava e a aceitava como filha. De algum modo, todo aquele trabalho religioso acabara lhe roubando essa verdade essencial.
Janice se transformara numa menininha que tinha um pai ocupado demais para se importar com ela e por isso se esforçava para lhe oferecer algo que pudesse atrair a atenção DELE novamente.
Por mais que se doasse, Janice tinha a impressão de que NUNCA era o suficiente. Com medo que jamais viesse a encontrar o Amor de Deus como o conhecera, ela permitiu que aquele vácuo em seu coração fosse preenchido por seu trabalho e pelos ELOGIOS HUMANOS que ele provocava.
Em vez de estimularmos sua fé, como achávamos que estávamos fazendo, apenas alimentávamos sua insegurança, e a afastávamos mais da amizade com DEUS pela qual Janice tanto ansiava.

Esta insegurança, somada às dificuldades em seu lar, levou-a à beira da destruição emocional.

Mas o Deus amoroso jamais deixara de olhar por ela. ELE permitiu que Janice chegasse ao limite de seus esforços, para que DESCOBRISSE COMO ERA AMADA. Os acontecimentos foram sofridos, mas a transformaram.
Ao terminar sua história, Janice olhou para mim, e implorou por alguma espécie de explicação.
_ Você era o meu pastor. Por que não me impediu?
Suas palavras me atingiram como um soco no estômago. Com serenidade, ela denunciava minha cumplicidade no processo. O que eu podia lhe dizer? Pedi perdão, mas SEM me justificar.
Eu havia falhado com ela, pura e simplesmente.
Mas o fato é que, se não a impedi, não foi porque não me importava, e sim porque vivia uma situação semelhante à dela. E, na época, eu ainda não sabia que havia algo de errado NISSO.

DEPOIS DE tudo...

Sem jamais ter ma dedicado tanto quanto Janice, e sem jamais ter enfrentado as mesmas pressões familiares em casa, não cheguei nem perto da ruína. Mas, assim como Janice, eu desejava TROCAR minhas oferendas pelo AFETO do Pai, sempre achando,como ela, que nunca seriam suficientes.

Minha experiência com DEUS começou muito cedo. Minha fome de conhecê-Lo foi despertada depois que aprendi como ELE se envolvia na vida de homens e mulheres comuns.
Muito jovem, eu sabia que estava longe da virtude e buscava conforto na misericórdia e no perdão de Deus. Também achava que tinha que fazer algo especial PARA PROVAR que estava mesmo disposto a sequi-Lo.
Olhando para trás, hoje sei que o que eu buscava era a aprovação DELE.

Nessa época vivi momentos incríveis na companhia de Deus. Eu O vi intervir em minha vida de maneiras que sabia que SÓ Ele era capaz. Ouvi Sua voz falando nas profundezas do meu ser e me guiando em decisões cruciais. EQUIVOCADAMENTE, achava que Ele estava me recompensando pelas oferendas que eu tinha feito e que continuava depositando a Seus pés sempre que encontrava algo(alguma ação ou atividade) que supunha agradá-Lo.
Mas, no íntimo, eu nunca soube ao certo SE Ele me amava e me aceitava. Quanto mais eu dava, mais me parecia que Ele queria, e a "melhor" coisa que eu podia fazer era não decepicioná-Lo.
Nunca percebi que Deus estava simplesmente feliz comigo e me amava como Seu filho.

- Nem depois de 35 anos de compromisso fiel com questões espirituais.
- Nem depois de 20 anos de ministério na igreja local.
- Nem depois de viajar por minha própria conta e risco para ajudar o povo de DEUS em países do Terceiro Mundo.

Em nenhum momento eu me sentia SEGURO de que Deus me amava INTENSAMENTE. Se você me perguntasse, eu lhe diria que ELE me amava, e na maioria das vezes eu acreditava no que afirmava. Afinal, a ESCRITURAS claramente insistem nesse ponto.
Mas isso NÃO resolvia minha questão íntima: Como Ele se sentia a meu respeito no cotidiano(nas questões do dia-a-dia)?

ELE EXULTA DE ALEGRIA POR TUA CAUSA

As palavras do profeta da primeira Aliança pareciam apenas um sonho distante: "Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, Ele se regozijará em você com Brados de Alegria"(Sofonias 3:17).
Era difícil para mim imaginar que era isso o que Deus sentia a meu respeito. COMO Ele podia se sentir assim, com todas as minhas falhas e imperfeições?

Tenho certeza que qualquer pessoa, ao se examinar , encontra FRAQUEZAS suficientes para que Deus a deixe de lado e IGNORE os pedidos que ela LHE faz(isto é muito Sério).
Esses momentos de insegurança me levavam a me ajoelhar, arrependido, e me faziam REDOBRAR os esforços para ser mais leal a Deus. Mas nunca tinha certeza de que o que estava fazendo bastava para que Ele se deleitasse em mim.

jamais me esquecerei de quando tudo isso mudou. Há alguns anos, depois de passar por uma dolorosa traição e GRAÇAS a um insight do trabalho que Deus realizou por nós na CRUZ, comecei a ver como meu PAI me amava e a entender e a entender como Ele se deleitava com Seus filhos. Essa compreensão alterou radicalmente minha vida...

Deus não precisa que sirvamos a Ele para atrair Sua atenção ou afeto. Ele quer que sirvamos como RESULTADO do amor que Ele já nutre por nós em Seu coração. Se você ainda não experimentou isso, não pode imaginar a LIBERDADE que o espera.
(Qdo experimentamos esta verdade , se fizermos algo , faremos por puro regozijo NELE, não por barganha).
Meu Pai me fez entender que, mesmo que eu jamais venha a pregar outro sermão, a conselhar outra pessoa, conduzir alguém a Cristo novamente, ainda assim Ele se deleitará em mim como seu filho.
Isso não significa que Ele aprove tudo que faço, mas Deus me libertou para que eu soubesse(verdadeiramente/ de fato) que Ele me ama absoluta e completamente.
Eu vinha servindo a Deus ao longo de 34anos, SEMPRE PROCURANDO ganhar Seus favores. Só nos últimos 12anos é que aprendi a viver na GRAÇA de confiar em Seu amor incodicional, e jamais voltarei a ser o que era antes.

Fez-se luz para mim quando tomei plena consciência de que NÃO é o medo de perder a graça de DEUS que nos conduz à amizade com Ele e transforma nossa vida.
É a certeza(em nosso espírito e coração) do Seu amor incansável por nós, mesmo em meio às nossas fraquezas e defeitos, que nos conduz à plenitude de Sua VIDA.

O MEDO jamais me conduziu às profundezas da vida de Deus e de Seu PODER transformador. Mas descobrir Sua Alegria, sim.
Agora sei que o segredo para se ALCANÇAR a graça de Deus NÃO está no que Lhe dou, e sim no que Ele já me deu.
Ele se deleita em você também. Será que você é capaz de vê-Lo dessa maneira, exultante de alegria por sua causa?
Não? Você acha que seus defeitos e dúvidas diminuem o amor que Ele sente por você? Você tem medo de não poder LHE oferecer o bastante para que Ele o ame?
Então deixe que eu lhe mostre uma coisa. Deus NÃO se deleita em você por causa de seus feitos ou oferendas. Ele se deleita em você simplesmente porque você é DELE.

**** O Senhor, o seu Deus, está em seu meio para salvar. Ele se regozijará em você; com Seu Amor a renovará, Ele se regozijará em você com brados de Alegria.****
Sofonias 3:17

PARA SUA JORNADA PESSOAL:
Reflita honestamente sobre as questões espirituais às quais você dedica sua vida. Elas são produto da sua certeza do GRANDE amor de Deus por você ou tentativas de ganhar o afeto Dele(ou de homens)?
Você vive procurando compensar Deus por qualquer gesto Dele em seu benefício? Peça a Deus que transforme seu pensamento e que o ajude a entender que o amor Dele vai muito além de qualquer coisa que você possa lhe dar.

PARA DISCUSSÃO EM GRUPO:
1. Que tipos de ofertas(ações/ atitudes/ esforços) as pessoas usam para ganhar o afeto de Deus?

2. Você já agiu como Janice, trabalhando cada vez mais pelos outros, mas se sentindo espiritualmente vazio? O que você pode aprender com essa experiência?

3. Houve algum momento em sua vida em que você sentiu que o Pai estava se deleitando em você? Isso aconteceu porque você fez algo importante para Ele ou porque sabia que Ele o ama pelo que você é?

4. Oremos JUNTOS para que DEUS nos ensine a aceitar o amor DELE por si só, e NÃO por conta de alguma coisa que venhamos a fazer por/ para ELE ou LHE dar.

2 comentários: